Acredito piamente que este seja um dos grandes pontos fortes dos melhores jogadores de poker e algo totalmente indespensável a quem o queira ser.
Estou a falar do equilibrio de sentimentos e sensações advindas deste jogo e a forma como elas influenciam o nosso bem estar.
Ser demasiado optimista e positivo após uma boa victória é tão mau como ser demasiado pessimista e negativo após uma derrota, acredito que se deva encarar uma victoria (sessão muito boa, victoria num mtt) como resultado duma variância positiva que sofremos assim como uma derrota como um resultado da variância negativa, penso que uma grande variancia de ego pode ser bastante prejudicial ao jogador fazendo com que não consiga encarar a realidade como ela realmente é.
Obvio que me sinto mais feliz e contente quando ganho do que quando perco, mas a distancia entre essas sensações deve ser encurtada ao máximo de forma a que a pessoa se sente para jogar na próxima sessão calma e consciente da realidade que tem e de como a melhorar. Como é obvio não defendo que uma pessoa não se deva sentir bem e feliz consigo mesma, mas esse estado deve ser natural , não afectado por sessões curtas e sim resultante do visionamento de gráficos de milhares de mãos ganhadores, de milhares de mtt´s ou sits jogados com um bom roi, da felicidade de podermos ter comprado algo que nos satisfaz com o dinheiro do poker, pois a nossa banca a isso nos permitio, etc...
Quando comecei a jogar algures nos primeiros meses ganhei o encontro da poker.pt no algarve, senti-me bastante feliz e imparavel de tal maneira que nos primeiros solverdes que joguei não o fiz profissionalmente, não estando com grande atenção e jogando bastante displicentemente (num cheguei a estar 40 minutos sit out por estar a fumar e a falar com outras pessoas), achando que tinha um grande conhecimento do jogo etc...(tive prestaçoes terriveis em todos e jogueios todos mal)..
Pela victoria no Algarve foi-me depositado 300 usd na Titan Poker, que eu passado algum tempo transformei em 3000usd após dois bons resultados em torneios.... A moral era enorme, o meu ego estava totalmente inflamado no que de poker se tratava... jogava as horas que fosse preciso, entrando em tilt se levava uma piçada, nunca achando que podia perder por culpa própria, (afinal como é que o grande campeão poderia perder??? Impossivel era tudo pura e simplesmente azar, mesmo que perdesse todos os dias era só azar e mais nada) obvio que perdi a bancroll quase toda...
O que me aconteceu (e que infelizmente se voltou a repetir mais tarde, só mesmo á terceira e que aprendi) foi um aumento de ego para o qual eu não estava psicolicamente preparado, uma variação enorme nas minhas sensações que me levou a sentir bem demais e abusivamente confiante (e como é obvio ter abalões negativos também brutais).
Vejo isso acontecer bastante vezes a outras pessoas, tendo variâncias bruscas no estado de espirito e no que acreditam consoante as coisas corram bem ou mal, sendo que muitas vezes é apenas variância.... Tu não vais ganhar sempre mesmo que estejas a jogar no teu melhor e por vezes vais ganhar fazendo muitos erros, logo não existe razão nenhuma para dramas nem alegria...
Hoje em dia estou bastante mais forte nesse aspecto, lidando bastante bem com as duas situaçoes e trabalhando para melhorar quer esteja down ou up, o meu ego não tem grandes variâncias e geralmente não me sinto nem melhor nem pior depois de perder ou ganhar (um bocado, mas não muito relevante).
Penso que na vida de cada um isto tambem se aplica um bocado, também acho que não nos devemos sentir nem abusivamente felizes nem abusivamente abalados com as situações que nos acontecem (salvo alguma excepções, pois como é obvio existem coisas que mexem como o nosso estado de espirito duma maneira muito pouco controlável) pois acredito que isto fará de nós pessoas muito mais aptas para enfrentar o dia a dia e a realidade de cada um desses dias. Acho que existe variância boa e má também na vida (isto é fazes boas e fazes más) e deveremos mantermonos semi neutros de forma a que isso não nos abale em demasia ( mesmo nas fazes boas, para a queda de espirito não ser acentuada demais).
P.S.1- perdi totalmente a cabeça.....(principalmente no ultimo paragrafo), não... não estou bebado nem drogado estou bastante sóbrio até....por mais estranho que pareça.
P.S.2- Sexta começa o main event, um dos maiores acontecimentos de poker realizados em Portugal até hoje, com bastantes brindes á mistura (torneio de omaha, gala, festa do poker..) brutais para esta comunidade que não para de crescer.... vou reencontrar amigos, ouvir e contar histórias, falar e discutir mãos... tudo o que um fim de semana de poker permite :) (não vou escrever aqui embebedar-me á bruta para nao me tornar repetitivo em todos os posts que faço)
beijinhos e volto cá para contar como foi
Até lá best regards, Pedro Poças aka socioanonimo mehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Equilibrio
Publicada por socioanonimo à(s) 16:15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
ehe, eu concordo com o que tu escreves, mas quando ganhamos a nossa confiança aumenta muito e se nos conseguirmos manter "sóbrios" esse factor é sempre positivo.
cya @ espinho :)
Meh, bom post :)
Acompanhei-te na altura em que tiveste essa bankroll boost (inclusive no primeiro torneio que ganhaste) e sim, tavas radiante por essa grande victória nos primeiros dias mas, nao notei isso por um largo periodo de tempo... Parece que mesmo te conhecendo tão bem nao consegui notar em ti esse ego enorme que falas.
Já agora... O grande Campeão neste momento é o Bates! Perdi o título para ele ha uns meses. Regards Pal
Enviar um comentário